Prof. Dr. Carlos Miranda, M.D, PhD. Diretor técnico médico - CRM 10712 PR

Soluções - FACE

  • Home
  • Soluções - Face

Informações sobre Saúde e Beleza

Acne e suas cicatrizes

A acne, comumente conhecida como espinha, é uma doença inflamatória da pele que atinge ambos os sexos. Ela é gerada por uma inflamação dos folículos polisebáceos, normalmente associada à bactéria Propioniumbacterium acnes, variando de intensidade de grau I até IV. Sua incidência é maior durante a adolescência, podendo atingir 80-90% dos adolescentes, persistindo em alguns casos na fase adulta.

Devido a fatores hormonais, as formas mais graves da acne atingem pessoas do sexo masculino.
Sua fisiopatologia é complexa e envolve diversos fatores, como predisposição genética, fatores hormonais (sabidamente, hormônios sexuais influenciam na ocorrência de acne), fatores ambientais, estado emocional, fatores associados à pele como hipercornificação ductal, dentre outros. Basicamente as acnes se desenvolvem após uma secreção elevada de sebo pelas glândulas sebáceas, o que proporciona um ambiente ideal para desenvolvimento de microorganismos.
As manifestações da acne são variadas de acordo como grau das lesões. Podem se apresentar como comedões (cravos), pápulas (lesões avermelhadas, eritematosas e altas), pústulas (com presença de pus), nódulos e abcessos (lesões profundas e endurecidas). As regiões de maior ocorrência da acne são aquelas de maior oleosidade, como a zona T do rosto, nariz, peito e costas. Embora as acnes não sejam graves, causas conseqüências psicológicas para os seus portadores, que se sentem menos aceitos na sociedade e com baixa auto-estima.
Os tratamentos para a doença são variados e, normalmente, os médicos adotam múltiplas abordagens. Basicamente deve-se manter a pele higienizada e, atualmente, há uma variedade enorme de produtos no mercado com tal fim, como sabonetes, géis e adstringentes.
Agentes esfoliantes como peróxido de benzoíla e ácido salicílico também são usados. Além desses produtos, antibióticos tópicos e orais, como tetraciclina, eritromicina, dentro outros, têm eficácia contra a bactéria causadora das acnes.
No entanto para a acne mais grave e resistente á tratamentos tópicos, o uso da Isotretinoína oral pode ser a opção mais adequada.
Para isso uma avalição e acompanhamento médico são imprescindíveis. A Isotretinoína é eficaz e muitas vezes definitiva, mas tem varias parafeitas e não pode ser tomada na eventualidade de gestação.
Cicatrizes de Acne

Acne: Cravos e Espinhas, um problema de todos.
Muitas pessoas sofrem por causa das espinhas no rosto, todos já se perguntaram sobre como tirar espinhas no rosto, como acabar com espinhas ou mais, como tratar as manchas de espinhas. Então estamos aqui para tirar algumas pequenas dúvidas.

O quê é espinha, ou acne?
A acne (espinhas) é uma doença causada pela inflamação dos folículos sebáceos, ou apenas pelo acúmulo de sebo no seu interior.
A acne pode se manifestar como comedões (cravos), pápulas, pústulas (espinhas com pus) e nódulos (acne nodular). Ela é classificada em várias graduações, relacionadas com a gravidade da acne. As Espinhas podem aparecer em qualquer idade, da infância à vida adulta. Entretanto a grande maioria dos casos de acne surgem na adolescência. A incidência de acne na vida adulta é maior nas mulheres, chamadas de Acne da Mulher Adulta.
Causas das Espinhas e Acne
De uma forma resumida, a acne tem algumas causas definidas: alteração da ceratinização, aumento na produção sebácea, infecção bacteriana (principalmente o Propionibacterium acnes), alterações hormonais.

Acne e alimentação
Aqui cabe retirar um mito importante: alimentação. Os estudos clínicos científicos ainda não mostraram, até o momento, uma relação clara de alimentos com espinhas. Alguns estudos mostram pequena relação com acne, enquanto outros dizem que o consumo de qualquer alimento provoque acne.
Nessas situações uma possível recomendação é observar o seu caso. Se um alimento piora as espinhas, evite aquele alimento. Se não observa qualquer alteração das espinhas, não há porque evitar qualquer alimento.

Tratamento de Acne e Espinhas
Vamos nos concentrar agora em falar um pouco sobre o tratamento da acne, deixando claro que vamos apenas dar idéias gerais de como são os tratamentos, pois cada pessoa deverá consultar o seu médico, pois só medico poderá decidir qual será o melhor tratamento para usas espinhas e, principalmente os efeitos que elas causam como manchas na pele, cicatrizes de acne, etc.

Alimentação:
Como foi dito, a acne (espinhas e cravos) não tem relação com a alimentação, sendo assim, a princípio não há necessidade de qualquer restrição. Entretanto é comum que algumas pessoas notem o aumento com determinados alimentos. A orientação é que, se essa mudança for muito clara, ou seja, surgirem muitas lesões de acne quando utiliza determinada comida, você deve evite aquele alimento particularmente.
É fundamental a avaliação médica e acompanhamento, para segurança e resultado.

Flacidez

O que é:
É a diminuição progressiva da força de sustentação da pele.

Como aparece:
Ocorre um afinamento da derme e da camada de gordura subcutânea, geralmente acompanhada por diminuição do tônus muscular subjacente. Apesar de ser inerente á ação do tempo e característica da idade, a flacidez é acelerada pela exposição indevida ao sol, drogas (ilícitas ou legais como fumo e álcool), doenças sistêmicas, emagrecimento, stress e sedentarismo.

Diagnóstico:
Apresentam-se como rugas ou pregas cutâneas que ao serem tracionadas contra a gravidade readquirem o aspecto normal. A flacidez pode ocorrer em qualquer região corporal, mas é mais comum em face, pescoço, mãos, colo, mamas, braços, abdômen e nádegas (aonde podem ser confundidas com celulite).

Tratamento:
O tratamento tem de contemplar a pele e os músculos da região. Dieta saudável e exercícios orientados ajudam e devem ser sempre instituídos.

FACE E PESCOÇO: Dependendo do grau de flacidez, o tratamento pode ser clínico, cirúrgico ou ambos. O tratamento clínico consiste de revitalização da derme com laser, peelings, intradermoterapia, carboxiterapia, lipoescultura, massagens e cosmecêuticos. Os músculos são exercitados por programas de eletroestimulação computadorizada. A cirurgia plástica é freqüentemente indicada nos casos mais acentuados. A inserção de fios de dermossustentação e a cirurgia estética facial, também podem ser indicadas.

CORPO: Geralmente o tratamento clínico é o primeiro a ser tentado, principalmente por lipoescultura, massagens e cosmecêuticos. Os músculos são exercitados por programas de eletroestimulação computadorizada.

Resultado:
A combinação de tratamentos dentro de um programa compreensivo geralmente proporciona resultados satisfatórios e duradouros, porém não permanentes, já que o processo de envelhecimento continua.

Laser para tratamento estético facial

O que é
É uma série de tratamentos suaves utilizando luz e laser com a intenção de atenuar as rugas, manchas e vasos. Para se obter eliminação de rugas de maneira mais efetiva é importante mais de uma aplicação. Na tecnologia atual, o laser não provoca mais queimadura violenta, que deixava a paciente em casa às vezes durante trinta dias, com grandes riscos de manchas e cicatrizes. Também não é mais usado de uma só vez. O aparelho permite a regulação da profundidade da ação do laser e as aplicações são no mínimo três.

Indicações
É um tratamento combater o envelhecimento com resultados mais rápidos que os obtidos com o uso de cremes, não obriga a se afastar das suas atividades habituais, pode ser feito inclusive no verão. Trata não somente rugas, mas também manchas, coloração amarelada e opaca da pele e teleangiectasias (vasos de pequeno calibre dilatados). O uso do laser para manchas solares e rugas é mais indicado a partir dos 25 anos, pois antes é pouco provável haver um processo de envelhecimento facial. Já o tratamento de manchas e vasos pode ser realizado inclusive em crianças. qualquer área do corpo pode ser tratada. O Laser também pode tratar acne, rosácea, olheiras, cicatriz de acne, redução do tamanho dos poros da face, pigmentação, escleroses de vasos, estrias, cicatrizes, manchas escuras e lesão de sangue.

Contra Indicações
Não existe nenhuma contra-indicação absoluta, também na pele bronzeada o mesmo pode ser feito. Como o processo estimula a síntese de colágeno é importante que a pessoa tenha uma saúde razoável, uma alimentação saudável e tome alguns cuidados com a pele conforme indicado abaixo. Todos os candidatos devem passar por avaliação médica detalhada. O tratamento funciona melhor nos pacientes que estão em uso de filtro solar e cremes com produtos rejuvenescedores, como é o caso do ácido retinóico e clareadores como o ácido kójico.

Resultados esperados
Todo tratamento facial pode ser complementado com peelings, Toxina Botulínica e implante. No tratamento com laser deve-se fazer uma manutenção anual. O tratamento feito em consultório deve ser complementado com o tratamento diário com os produtos prescritos pelo seu médico como, por exemplo: ácido retinóico, vitamina C, e ácido kójico. O uso do filtro solar é indispensável desde a infância, porque os efeitos nocivos do sol são cumulativos. Após o tratamento a laser, o protetor precisa ser usado diariamente.

Possíveis complicações
Manchas claras ou escuras, raras, porém que podem durar até seis meses.

Melasmas e Manchas na Pele

Para evitar que a gravidez deixe as temidas manchas na face, é importante entender o problema e tomar as providências necessárias. A irregularidade típica dessa fase é conhecida como melasma ou cloasma gravídico, e se caracteriza por manchas provocadas pela distribuição excessiva de melanina nas duas primeiras camadas da pele, a epiderme e a derme. “Após exposição solar, o escurecimento pode surgir nas bochechas, na testa, no dorso do nariz, no queixo e acima do lábio superior”. As incômodas manchas são, na verdade, uma defesa da pele contra agressões como alterações hormonais, uso de medicamentos e, principalmente, exposição ao sol. É preciso ter cuidados a vida toda”,
Os três tipos de manchas
Além dos melasmas há também as sardas e as melanoses solares, ou manchas senis, que surgem na idade avançada em decorrência dos danos causados pelo sol ao longo dos anos. As manchas senis costumam surgir em áreas do corpo como mãos, braços, colo e ombros, e apresentam coloração que varia do castanho ao marrom.
Os tratamentos são semelhantes àqueles indicados para o melasma: cremes clareadores, peelings e alguns tipos de lasers.
Genética e hormônios
“O aumento dos hormônios femininos, estrógeno e progesterona, estimula o funcionamento do melanócito, célula da pele produtora de melanina”.Além da exposição ao sol, a lâmpadas e à radiação da tela do computador, as manchas também são desencadeadas por permanência em ambientes com temperatura elevada, distúrbios da Tireóide e dos ovários e uso de medicamentos como antibióticos e anticonvulsivantes. Os melasmas são mais comuns em quem tem pele morena, e a herança genética determina se uma pessoa terá ou não tendência ao problema. Quanto antes tratar, melhor.
Cuidados preventivos minimizam as manchas.
Na hora de lavar o rosto, é preciso escolher os produtos com cuidado.
“Como a pele está sensível por causa das alterações hormonais, é melhor que os produtos sejam suaves”.

Cremes clareadores
São mais indicados nos casos em que há tendência genética ao problema. Tais despigmentantes devem ser prescritos pelo medico, pois contêm substâncias como ácidos retinóicos, salicílico, glicólico, azelaico, fítico, lático ou mandélico, que bloqueiam a produção de melanina e sua distribuição pelas células da epiderme.

Peelings
Pode ser feito durante e depois da gravidez por indicação médica. O especialista passa um preparado na face que deve ser retirado algumas horas depois. Após dois ou três dias, tem início o processo de descamação e, com isso, a remoção de pigmentos. Duas semanas depois, a superfície já está mais clara.

Laser
Há diversas tecnologias que podem ser usadas pelo médico. “O microdermoabrasão promove um afinamento do tecido epitelial. Além de clarearem manchas, aumenta a produção de colágeno e atenua marcas de expressão”.

Olheiras

As olheiras, uma hiperpigmentação na face provocada por um depósito de melanina, aparece por vários motivos: cansaço, stress, trabalho exagerado, cigarro, excesso de bebidas alcoólicas, noites mal dormidas, grande ingestão de cafeína, período menstrual. Nesses casos, elas se originam pela dilatação dos vasos sanguíneos, que são chamadas pelos médicos de congestão vascular. Assim que o organismo se recupera, esse problema desaparece. Mas as olheiras podem ser causadas por questões genéticas, a etnia e, nesses casos, costumam ser permanentes com a tendência de aumentar com o avanço da idade.
Infelizmente não existe uma fórmula secreta para prevenir as olheiras. Mas pequenas mudanças no seu dia a dia podem ajudar a amenizar o problema. Invista numa alimentação equilibrada, pratique atividades físicas e, sempre que possível, durma bem.
Manter o sono em dia é essencial, sendo que quem dorme pouco mantém os olhos cansados, o que pode dilatar os vasos sanguíneos e provocar o surgimento de edemas nas pálpebras que fazem a mancha ficar realçada. A prática de exercícios regularmente inibe o cansaço, descarrega toda tensão e evita o stress.

Qualquer mudança positiva em sua rotina, além de prevenir as olheiras, beneficia a saúde e o bem estar.
Para disfarçar essas olheiras que aparecem casualmente, alguns truques podem ajudar. Uma compressa com chá de camomila gelado ajuda a diminuir a dilatação dos vasos sanguíneos. Hidratar a região com algum tipo de creme para a área dos olhos, que normalmente trazem em sua formulação componentes clareadores, também pode ser benéfico. Cosméticos à base de vitaminas A, C, E, K também agem na elasticidade da pele, suavizando as rugas que podem acentuar as olheiras.
maquiagem também é bem-vinda na hora de esconder as olheiras. Veja as dicas: aplique um corretivo com um tom mais claro que a base (prefira corretivos líquidos, que ajudam a hidratar a pele da região), dando leves batidinhas com as pontas dos dedos, em toda a região abaixo dos olhos, no cantinho interno dos olhos e na pálpebra superior; finalize com base e pó facial, mas sem excesso de produto, que pode realçar ao invés de esconder as olheiras.

Se elas já se instalaram e nenhuma dessas soluções suaviza a aparência, é preciso tratamento para olheiras. A mais nova opção do mercado é o tratamento com o Laser Elektra, indicado para eliminar as olheiras e estimular a produção de colágeno da pele.

Peeling

O que é:
Do inglês peel off, significa a remoção das camadas mais externas da pele por meio químico (eg. ácidos) ou físicos (laser ou lixas como o peeling de diamante). O objetivo de se fazer o peeling é retirar a camada antiga da epiderme ou até da derme e estimular a produção de colágeno para dar lugar a uma nova pele, mais espessa e com menos manchas e rugas.

Os peelings podem ser superficiais, médios ou profundos, dependendo da profundidade da lesão que se deseja tratar.

Indicações:
O agente de peeling e a periodicidade do procedimento variam de acordo com o objetivo do tratamento (acne, envelhecimento cutâneo, manchas) e devem ser indicação médica.

Instruções pós peeling:
Á normal vermelhidão, inchaço e escurecimento da pele, nesta sequência. Ocorre um retesamento da pele, como se estivesse coberta por plástico. O escurecimento é maior nas áreas de hiperpigmentação pré-existentes o inchaço é maior após 2 dias. As primeiras áreas a descamar são aquelas com maior movimentação muscular em torno da boca e dos olhos, podendo haver coceira nessa fase. Não remova a pele descascada, pois isso pode resultar em demora da cicatrização ou manchas vermelhas. Para limpar a pele use sabão neutro suave com água levemente morna, sem friccionar ou esfregar a toalha no rosto. Após a lavagem use o gel de nafazolina com algas (compre na farmácia de manipulação) sem esfregar para evitar que a crosta se parta precocemente. Ao tomar banho não deixe o jato de água atingir o rosto diretamente e ao lavar os cabelos, incline a cabeça para trás para não escorrer shampoo pela face. Não arranhar, coçar ou esfregar a pele desnecessariamente e reduzir a expressão facial ao mínimo. Dormir de costas, não se expor ao sol e não realizar esforço físico.


Os cuidados são mais intensos dependendo da intensidade do peeling:
a. Peeling superficial: pele retesada e escurecida sujeita a rachaduras precoces se não estiver adequedamente umedecida. A descamação dura 5-7 dias e nesse período a paciente deve se afastar de suas atividades, evitar banhos de chuveiro e usar o emoliente nafazolina na pele a cada 2-3 horas durante o dia.

b. Peeling médio: a pele se torna extremamente retesada e escurecida e é comum ocorrer inchaço nos primeiros dois dias, principalmente ao redor dos olhos nos terços inferiores da face. A descamação dura de 6 a 8 dias e nesta fase a paciente deve seguir as mesmas recomendações do item a acima.

Contra indicações:
Os peelings devem ser evitados em pacientes sensíveis aos componentes do agente químico usado e em pacientes que apresentem tendência a quelóide, manchas escuras ou claras na pele. Pacientes de tez escura ou asiática devem ser tratadas a laser, pois há maior tendência a formação de quelóides ou manchas de pele.

Resultados esperados:
O resultado esperado é uma pele mais lisa, hidratada e viçosa.

Possíveis complicações:
Infecção, cicatrizes, descamação prematura, acne, inchaço prolongado, equimoses, alergias. Informar imediatamente seu médico caso algumdos problemas acima surgir.

Preenchimento facial e lipodistrofia

Tipos de preenchimento:
Implantes para fins estéticos ou corretivos de marcas faciais e cicatrizes. São feitos com vários tipos de substâncias, que se diferenciam pelo efeito temporário ou permanente da aplicação. Preenchimentos feitos com gordura, colágenos, aleoenxerto celular e ácido hialurônico, são temporários. Os implantes de PTFE e do metacrilado duram o resto da vida.
Quanto menor a duração do implante maior a margem de segurança do paciente submetido ao procedimento, explicam os médicos, considerando a possibilidade de efeitos indesejados e de alergia ao produto aplicado. Não é raro acontecer de um implante migrar de um local para outro do rosto, e causar estragos, especialmente se não forem respeitadas cuidadosamente as zonas de perigo facial, que são as mesmas do botox.

A possibilidade de alergia as substâncias pode ser reduzida com o levantamento prévio do histórico do paciente e de suas reações a produtos químicos, nas consultas que antecedem o procedimento. Cabe ao médico avaliar a necessidade de exames ou testes de laboratório para eliminar o risco de reações, caso a caso.

Indicações:
Em rugas e sulcos decorrentes da exposição excessiva ao sol ou conseqüência do envelhecimento, cicatrizes, doenças ou traumatismo que causaram algum tipo de atrofia na pele. O preenchimento não é recomendado para casos de flacidez e excesso de pele. Ele não substitui o lifting facial (plástica), indicado nestes casos, mas sim complementa esse tipo de cirurgia.

Contra Indicações:
Cada material implantado tem contra-indicações específicas. Algumas, no entanto, são comuns a todos. O preenchimento não deve ser feito por mulheres grávidas ou em lactação ou por pessoas que sofrem de doenças auto-imunes ou estiverem com inflamação ou infecção na área a ser tratada.

Anestesia
Pode ser local e tópica, intradérmica ou troncular - um tipo de anestesia que atinge uma das laterais do rosto, insensibilizando da boca ao maxilar até a bochecha.

Cuidados Pré e Pós-Operatórios
- Evitar o uso de anticoagulantes como ácido acetil salicílico, vitamina E e antiinflamatórios
- consumir apenas líquidos ou alimentos pastosos
- falar pouco e não tomar sol,
- não manipular a área tratada
- usar maquiagem só no dia seguinte
- o preenchimento dos lábios requer aplicação de gelo no local

Complicações
Edema, eritema dor e hematoma podem ocorrer com qualquer tipo de implante. Surgem no mesmo dia do procedimento e devem ser tratados com aplicação tópica de gelo e analgésicos ou antiinflamatórios.

PREENCHIMENTOS TEMPORÁRIOS


Gordura
O material é obtido do próprio paciente e não provoca reações alérgicas. A gordura é retirada por lipoaspiração e congelada. Pode ser reaplicada no paciente num período máximo de 3 meses.
Indicação: correção de sulcos, cicatrizes e preenchimento de áreas atrofiadas. Muito usada para preencher grandes áreas do corpo. É utilizada para preencher as maçãs do rosto.
Duração da aplicação: pode variar de 3 a 12 meses. Depende do defeito a ser corrigido, da qualidade da gordura obtida do paciente e do número e intervalo das reaplicações. A gordura é um material facilmente absorvido pelo corpo e daí a variação do tempo de duração do implante. A região das maçãs do rosto é onde o efeito é mais duradouro.
Complicações: o implante de gordura pode produzir fibroplasia, que é o crescimento anormal de tecido fibroso na região que recebeu o material, e oclusão arterial.

SOLUÇÕES


Contato

Laser Clinic
Av. Maringá, 1972 Londrina - PR

Telefone
+55 (43) 3357 1020

Acompanhe-nos

Mais informações! Entre em contato
Prefere falar? 43 33571020
  • Home
  • LASER CLINIC
  • Soluções
  • Lasers
  • Artigos
  • Fale Conosco